Notícias

30 criptomoedas em alta para acompanhar em julho

Ainda que junho tenha sido um mês recheado de incertezas e algumas quedas no mercado de criptomoedas, houve projetos que se destacaram e apresentaram resultados animadores. A Santiment, uma plataforma de análise, trouxe um panorama interessante sobre cerca de 30 criptomoedas com capitalização de mercado acima de US$ 500 milhões.

Valor de mercado
A medição do valor de mercado é feita multiplicando o preço de cada moeda pela oferta total em circulação. A Santiment observou que volumes elevados podem suavizar o impacto da volatilidade. Nesse sentido, o Liquid Staked ETH (LSETH) foi a estrela de junho, com um salto impressionante de 89,8% na sua capitalização de mercado em apenas 30 dias. Outros que brilharam foram Maple Finance (SYRUP), Aerodrome Finance (AERO), Sei (SEI) e Kaia (KAIA), com altas de 68,7%, 64,25%, 61,39% e 55,44%, respectivamente.

Volume de negociações
O volume de negociações em dólares revela o quão ativa uma moeda está no mercado e, consequentemente, seu nível de liquidez e interesse entre os investidores. Quando o volume está alto, isso indica atividade e facilita transações. Por outro lado, um volume baixo pode indicar desinteresse. Em junho, o Mantle Staked Ether (METH) liderou essa categoria com um aumento colossal de 1.643,8% no volume de negociações. Logo atrás, vieram PENGU, SEI, KAIA e World Liberty Financial USD (USD1), que apresentaram crescimentos de 751,95%, 635,92%, 397,97% e 397,22%.

Volume social
Quando falamos de volume social, olhamos para a frequência com que uma criptomoeda é mencionada em redes como Telegram e Reddit. A Santiment destaca que um incremento no volume social pode sugerir um interesse crescente e, consequentemente, uma maior volatilidade nos preços, seja por medo de perder a chance ou por pânico. No mês passado, as criptos que se destacaram foram OKB (+228,57%), PAXG (+137,5%), WBTC (+100%), WXTZ (+100%) e XAUt (+86,78%).

Atividade de desenvolvimento
Analizar a atividade de desenvolvimento é acompanhar o trabalho dos programadores na construção e atualização das criptomoedas. Essa métrica geralmente indica o progresso real dos projetos. Criptomoedas com alta atividade tendem a ter equipes comprometidas com melhorias. Em junho, Bittensor (TAO), Celestia (TIA), Near Protocol (NEAR), Internet Computer (ICP) e BNB se destacaram, com aumentos impressionantes de 3.600%, 3.216,67%, 3.100%, 2.779,17% e 2.500%, respectivamente.

Crescimento da rede
A quantidade de novos endereços que interagem com uma criptomoeda pela primeira vez é um indicativo da sua adoção. Quando esse número cresce, é um sinal positivo de nova demanda. Em junho, lideraram USD na rede Arbitrum, DAI na Avalanche, GateToken (GT), DAI na Polygon e XinFin (XDC), com altas mensais de 3.114,85%, 520%, 300%, 216,5% e 200%.

Idade consumida
A “Idade Consumida” mede os tokens que estão sendo movimentados em um dia, multiplicados pelo tempo que já estiveram inativos. Quando vemos um aumento nessa métrica, geralmente significa que tokens antigos estão sendo vendidos, o que pode indicar mudanças significativas no mercado. Em junho, os destaques foram Mantle (MNT), Gala (GALA), Floki on Ethereum (FLOKI), Render (RENDER) e Usual USD (USD0), com respectivas altas de 747,47%, 675,11%, 375,49%, 321,8% e 278,07%.

Transações de baleias
As transações de alto valor, realizadas por grandes investidores conhecidos como "baleias", também merecem atenção. Movimentações substanciais podem sinalizar mudanças no sentimento do mercado. Um aumento na atividade das baleias pode indicar uma acumulação antes de uma alta de preço ou uma venda antes de uma queda. Em junho, as altcoins mais movimentadas por essas baleias foram GT, SPX, USDC na rede Optimism, SKY e DEXE, com crescimentos de 300%, 238,91%, 175,76%, 170,47% e 150%.

Acompanhar estes dados pode ajudar investidores a entender melhor o comportamento do mercado e a tomar decisões mais informadas. Vale sempre lembrar que o mundo das criptomoedas é bastante volátil e requer atenção e cuidado.

Rafael Cockell

Administrador, com pós-graduação em Marketing Digital. Cerca de 4 anos de experiência com redação de conteúdos para web.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo